Dicas de Livro
|

|
As memórias de Sherlock Holmes
O livro “As memórias de Sherlock Holmes” é uma coletânea de contos que foram publicados na revista Strand Magazine entre os anos de 1892 e 1893. Escritos por Sir Arthur Conan Doyle, os contos relatam os mais diversos casos do detetive mais famoso da literatura mundial.
Em cada aventura, a história é contada sob a óptica de John Watson, médico e grande amigo de Sherlock que se envolve nos mais curiosos e peculiares casos de investigação policial. A narração é feita de tal maneira que o leitor é levado à cena do crime e possui as mesmas pistas que os personagens de modo que, com um pouco de esforço, consegue se aproximar das deduções finais de Mr. Holmes.
Entre os 12 contos reunidos está “O problema final”, que apresenta o confronto entre Sherlock e seu arqui-inimigo Professor Moriarty. Este, considerado até hoje um dos maiores vilões de todos os tempos.
A edição recomendada aqui é a publicada pela editora Zahar, comentada e ilustrada com notas de Leslie S. Klinger, considerado uma das mais eminentes autoridades mundiais em Sherlock Holmes. O livro garante ótima diversão tanto para os novatos como para os já iniciados neste clássico da literatura.
Danilo Pequeno
|
 |
Memórias de uma gueixa
Numa pequena vila de pescadores, numa casinha “bêbada”, assim chamada por Chiyo Sakamoto, morava uma doce menina de olhos azuis acinzentados. Em dia inusitado, Chiyo conhece Sr. Tanaka e jamais imaginara o quanto sua vida iria mudar dali em diante. Aos nove anos idade, a pequena menina é vendida, junto com sua irmã mais velha, Satsu, para algum desconhecido e vai morar em Kioto.
Satsu vai morar num lugar não conhecido, enquanto sua irmã foi morar no Okiya Nitta. Okiya é o nome que se davam às casas japonesas que moravam as gueixas. A partir de então, Chiyo, agora Sayuri, passa a ser treinada para se tornar uma gueixa. Assustada e com saudades de sua família, a criança tenta fugir várias vezes em busca de sua irmã, enquanto recebe aulas de dança, música, bons costumes e toda a arte de encantar os homens. Sayuri vive grandes tormentos nas mãos de sua principal concorrente, Hatsumomo, e aprende a lidar com a rotina que fora dada. Aos poucos, apaixona-se por um executivo misterioso pelo qual ela passar a ter fortes sentimentos.
O livro se passa no período antes, durante e pós segunda Guerra Mundial. Dessa forma, revela um pouco da história japonesa e caracteriza o ambiente em meio à guerra. A palavra “gueixa” quer dizer artista, e a estória mostra detalhadamente como era a educação destas , de modo a quebrar rótulos muitas vezes dados a essas mulheres. Muitos rituais japoneses de sedução e da vida das gueixas são revelados nesse livro.
Publicado em 1997, “Memórias de uma gueixa” foi escrito por Arthur Golden, e foi baseado nas memórias da renomada gueixa Mineko Iwasaki, a Gueixa de Gion. A história chegou até as telonas em 2005, numa versão bem polêmica que recebeu várias críticas, o que tornou a produção ainda mais lucrativa.
Uma leitura agradável que tem um cuidado com a descrição dos fatos e do ambiente, nos traz muitas vezes reflexões sobre a vida e as relações com as pessoas. Expressa em palavras os sentimentos e pensamentos de uma pequena menina até se tornar uma grande mulher.
Larissa Diniz
|
Dicas de Filme
|
|
O Ataque
"O Ataque" é um filme que retrata a história de um ex-militar chamado John Cale, que se encontra divorciado e com uma filha. Ele tinha um grande sonho de entrar para a equipe de serviço secreto, que tem como função proteger o presidente dos Estados Unidos. Quando Cale consegue uma entrevista, fica empolgadíssimo e até leva a sua filha também, filha que ama tudo referente a história da Casa Branca e presidentes. E é exatamente nesse local que ocorrerá a sua entrevista.
No entanto, segundo a agente do serviço secreto que o avalia, Cale não teria os pré-requisitos necessários para desempenhar tal função, uma vez que ele tem o péssimo costume de não finalizar as atividades que inicia. Sendo assim, Cale tem que se demonstrar competente e capaz para o cargo.
No mesmo dia em que ocorre a entrevista, curiosamente, o local é atacado por um grupo paramilitar fortemente armado. Cale, então, com seu instinto e treinamento militar começa a agir como tal, protegendo os visitantes que estavam na visitação à Casa Branca. E quando percebe que sua filha havia se separado do grupo de visitantes sai em busca da mesma.
O filme conta com uma bela atuação tanto de Channing Tatum, fazendo o papel de John Cale, quanto de Jamie Foxx como o presidente dos Estados Unidos. Outro fator bastante interessante deste filme é a trama por trás do ataque, a qual foi muito bem elaborada, mostrando bem quanto o cenário político vai muito além do que as câmeras podem ver e do que os jornais podem nos contar.
Lucas Candeia Medeiros Maia
|
|
Os Estagiários
Esse filme de comédia que conta com os veteranos na área Owen Wilson e Vince Vaughn é a pedida ideal para relaxar no tempo livre. A fórmula da história acaba sendo previsível, como é de praxe para o gênero, mas há um diferencial: o filme retrata um estágio em uma das maiores empresas do mundo, a Google. Billy e Nick são uma dupla de vendedores que possui muita técnica na área e estão prestes a conseguir fechar mais um negócio. Porém, subitamente descobrem que a empresa em que trabalham foi fechada devido ao ramo ter se tornado obsoleto. É a partir daí que os protagonistas tentam dar a volta por cima e descobrem essa ótima oportunidade que vai mudar a vida deles para sempre.
Danilo B. Cavalcanti
|
|