Dicas de Livro
|
|
As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos
A guerra dos tronos, o primeiro livro da então famosa série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin, cria de fato uma fabulosa e intrigante história. Martin ficou bastante conhecido nessa série pelo fato de trazer à tona acontecimentos inusitados. É como se o autor, ao longo de sua escrita, em certos momentos "jogasse os dados" para escolher o rumo de seus personagens. E a série se torna envolvente exatamente por esse pressuposto: não saber o que ocorrerá adiante.
A trama ocorre no período de Idade Média, porém, em um mundo onde existem criaturas fantásticas como lobos gigantes e dragões, magos e criaturas das sombras. Todavia, Martin não exagerou na fantasia; na história é vista uma naturalidade e até pura selvageria dos seres humanos pela busca de poder, como já seria apresentado pelo título do primeiro livro "A guerra dos tronos". Além de tudo isso, o livro é composto de diversos romances, disputas, batalhas e ainda de uma descrição tão minuciosa que o ambiente onde ocorrem certas cenas chega a ser palpável.
Nesse primeiro livro da série, ocorre o reencontro de dois velhos amigos, Eddard Stark Senhor do Winterfell, Protetor do Norte, e seu velho amigo e agora Rei Robert Baratheon em Winterfell. Eles relembram seus tempos de guerras e camaradagem. No entanto, o que leva o Rei Robert à reencontrar Eddard não foi saudade do passado e sim a busca da ajuda de seu velho e confiável amigo para se tornar a Mão do Rei, cargo de extrema importância e confidência do rei. Porém, o Rei Roberto está agora casado, isso ocorreu devido à aliança com os Lannister feitas durante a guerra para que ele pudesse alcançar o trono que então ele possui. Para tal, Robert teve de se casar com Cersei. Eddard não gosta nem muito menos confia nos Lannister, pois estes possuem uma intrigante e desprezível sede de poder. No decorrer da história, os heróis são punidos, vilões se aproximam do poder. Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, o que leva esta trama a proporcionar uma infindável sede de curiosidade em saber o que ocorrerá a seguir.
Lucas Candeia Medeiros Maia
|
 |
Ponto de Impacto
Em meio a uma acirrada disputa pela Casa Branca, ocorre uma descoberta que pode mudar tudo. Um novo satélite da Nasa encontra um meteorito importantíssimo nas profundezas do Ártico que guarda um segredo surpreendente. Vários cientistas, convidados e da Nasa, são convocados a ir avaliar tal descoberta que será a solução para a crise financeira enfrentada pela agência.
Uma história que prende a atenção do leitor e consegue surpreendê-lo como nenhuma outra. Rachel Sexton, a analista de inteligência que se destaca pela qualidade de seu trabalho, mostra-se, além de muito esperta, habilidosa e determinada, não deixar que a posição de sua família influencie em suas escolhas e, ao lado de Michael Tolland, um famoso e carismático pesquisador, enfrentará muitos desafios.
Dan Brown envolve os leitores com incríveis informações sobre a Nasa, as tecnologias envolvidas, a política dos EUA e o que é possível fazer para guardar um segredo de Estado, característica que faz dele um escritor conhecido e respeitado mundialmente.
Natália Silva Medeiros
|
Dicas de Filme
|
|
Intocáveis
Lançado no Brasil em agosto de 2012, o filme francês “Intocáveis”, dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache, baseado em fatos reais, conta com uma excelente participação do ator François Cluzet para retratar a história de um milionário, Philippe, que devido a um acidente com asa-delta, o mesmo que tirou a vida de sua esposa, tornou-se tetraplégico e estava à procura de alguém para ajudá-lo a realizar suas tarefas diárias, sem que seu estado físico fosse motivo para ser tratado com piedade.
Nesse contexto, ele contrata um ex-presidiário, Driss, interpretado por Omar Shy, não ficando para trás na atuação, que durante a entrevista de emprego demonstrou ser uma pessoa fria, mas com uma alegria contagiante, sendo visto como o ajudante perfeito. Ao lado dele, Philippe reencontra a alegria de viver, passando por situações inusitadas que nunca imaginou que iria passar.
Ao mesmo tempo em que o filme traz uma história comovente, arranca várias risadas do público ao exibir a naturalidade com que o assistente trata seu patrão, mostrando o bem que se pode fazer a uma pessoa com algum tipo de deficiência, ao não levar em conta os limites estabelecidos por ela.
Daniel Abrantes
|
|
O Show de Truman
Todos nós temos as nossas vidas de algum modo controladas e, à nossa volta, pessoas que nos enganam. No entanto, imagine ter sido escolhido ainda no ventre de sua mãe e ter, desde o nascimento, sua vida televisionada para vários países e tudo à sua volta ser um estúdio de gravação. Bem, esta é a vida de Truman Burbank (Jim Carrey).
Após 30 anos vivendo numa farsa, Truman começa a desconfiar de tudo a sua volta, ao relembrar alguns ocorridos estranhos em sua vida desde a infância e a rotina atual de tudo o que o cerca. Inicia-se então uma busca pela verdade, a qual deixa todos os telespectadores com suas televisões ligadas 24 horas, acompanhando o trajeto do grande herói do mais longo reality show já transmitido.
Apesar dos vários obstáculos físicos e psicológicos, Truman não desiste em nenhum momento de se libertar do show para, então, começar a viver. Apostas foram feitas: será ele capaz? . Muitos não acreditavam, mas Truman pôde surpreender a todos.
Bruna Larissa Lima
|
|