Dicas de Livro
|
|
Crime e Castigo
É
possível julgar o grau de civilização de uma sociedade visitando suas prisões.
Crime e Castigo - Dostoiévski
Criar teorias e ideais de sucesso é normal, humano. Mas e se você percebe que traçou um patamar inatingível?...
Raskolnikof é um jovem estudante, pobre e desesperado. Preso num labirinto que ele mesmo criou ao se convencer que a humanidade está dividida em dois grupos: ordinários e extraordinários. Os extraordinários estão fatalmente destinados ao sucesso e, portanto, não devem ser impostos às regras dos homens comuns.
Na tentativa de justificar a quebra das leis em prol do avanço humano, ele planeja e executa um assassinato transformando por inteiro a sua realidade. Todos os planos de grandeza que antes pareciam facilmente executáveis não mais se concretizam e viver é um tormento diário de culpa.
Partindo desse ponto, a narrativa corre por becos, tabernas e comôdos minúsculos. São ambientes solitários e decadentes que espelham os dramas psicológicos do homicida até sua redenção.
Clássico da literatura universal, Crime e Castigo é considerado um dos melhores romances do escritor russo Fiódor Dostoiévski. Em uma obra pesada e descritivista, como é sua marca, Dostoiéviski expõe mais uma vez as feridas da humanidade.
Apesar de escrita por um cristão fervoroso, a obra discute religião e existencialismo de forma crítica e inteligente (mostrando que estas não precisam ser vias desconexas). O enfoque principal é a salvação atravez do sofrimento, mas há também expaço para questões do socialismo e niilismo.
Dostoevsky
gives me more than any scientist, more than Gauss!
Einstein
Paola Pimentel Furlanetto
|
|
A cabeça de Steve Jobs
Steve Jobs, um dos maiores gênios da história da computação, utilizou marcas de sua personalidade para guiar a Apple rumo ao sucesso. O livro “A cabeça de Steve Jobs” é uma excelente obra que se divide entre uma detalhada biografia de Steve, bem como um amplo guia profissional para aqueles que buscam ensinamentos para liderar nos dias de hoje.
A leitura da presente obra permite um mergulho pelas curiosas e fascinantes histórias do co-fundador da Apple, deixando assim, o leitor encantado com o tamanho talento de Steve para o sucesso. Na obra, são bem detalhadas todas as conquistas do homem que revolucionou a informática entre os anos 1970 e 1980, o cinema de animação nos anos 1990 (com a Pixar) e, mais recentemente, a música digital (com o iPod e o iTunes).
Rayan Lucas Barreto
|
Dicas de Filme
|

|
Uma Prova de Amor
Baseado num livro homônimo, de Judi Picoult, My Sister’s Keeper (Uma Prova de Amor, em português) nos envolve em um dilema: até que ponto é possível abrir mão da qualidade de vida de um filho em prol de outro?
Anna (Abigail Breslin) nasce neste contexto, com um objetivo claro: salvar a vida de sua irmã mais velha, Kate (Sofia Vassilieva), acometida de leucemia ainda na infância. Diante de tamanha responsabilidade – e agulhas, tratamentos e a ameaça de ter de doar um de seus rins – a menina decide lutar para obter os direitos sobre o seu corpo, com a ajuda do famoso advogado Campbell Alexander (Alec Baldwin). Para tanto, processa a mãe, Sara (Cameron Diaz), uma ex-advogada que largou tudo – e fará tudo – para que a filha doente seja curada.
A trama é apresentada sob o olhar dos seus principais personagens, nos levando a entender mais profundamente suas motivações e anseios. Drama e valores éticos se misturam até desaguarem num desfecho surpreendente. Uma ótima pedida para quem gosta de fortes emoções.
Julio Cesar Cavalcanti dos Santos
|

|
Código de Honra
Código de Honra é um drama americano dirigido por Adam Kassen e Mark Kassen que aborda temas polêmicos da nossa atual sociedade como, drogas, HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), vícios, violência, corrupção e o monopólio dos cartéis. Problemas estes que cercam a vida do advogado Weiss, interpretado por Chris Evan.
Baseada em fatos reais, a história dá início com a contaminação da enfermeira Vicky ao aplicar uma injeção em um paciente portador do vírus HIV. Assim, o senhor Jeffrey Danfort, comovido com a situação e porventura com a morte da amiga projeta um novo modelo de seringa que certamente impedirá que outros profissionais venham a passar pelo mesmo problema. Entretanto, ao tentar lançar o mais novo equipamento no mercado Jeffrey se depara com fato de o quão os fabricantes farmacêuticos são controlados pela corrupção, seja por interesses políticos ou econômicos.
Não satisfeito com a rejeição dos fabricantes, Jeffrey procura o escritório de advocacia do senhor Weiss e seu amigo Danzinger na tentativa de processar aqueles corruptos que se negaram investir na segurança das equipes de enfermagem. Desta forma, Weiss dependendo desse difícil e talvez impossível trabalho para sustentar o seu vício em cocaína, como também Danzinger precisando sustentar a sua família, encaram esse desafio.
Logo, a palavra chave para Weiss é desafio. Seja na tentativa de superar a sua dependência química, ter reconhecimento profissional e desmascarar os privilégios e roubos de certa camada da sociedade.
O filme é muito intenso, contudo observa-se que com tantos assuntos polêmicos a serem abordados em pouco mais de uma hora, o decorrer dos fatos apresentam –se de forma um pouco conturbada, ou seja, em certo momento nos perdemos sem saber qual é o verdadeiro foco do filme.
Andréia Bispo do Nascimento
|
|