Dicas de Livro
|
 |
1808
A obra de Laurentino Gomes vem levar até o público todos os detalhes de um fato que nunca antes tinha acontecido na história de Portugal ou qualquer outra nação européia. Em tempos de guerra, reis e rainhas haviam sido destronados ou obrigados a se refugiar em territórios alheios, mas nenhum deles tinha ido tão longe a ponto de atravessar um oceano para viver e reinar do outro lado do mundo. Jamais um rei europeu havia colocado os pés em seus territórios ultramarinos. Era, portanto, um acontecimento sem precedentes tanto para portugueses, que se achavam na condição de órfãos de sua monarquia, como para os brasileiros, habituados até então a serem tratados como uma simples colônia de Portugal.
O livro 1808 proporciona um incrível mergulho na história de nosso país, nos possibilitando conhecer uma importante parte do processo de formação do que hoje é o Brasil. A leitura nos faz refletir a respeito de toda a estrutura política brasileira, estrutura essa que nos tempos atuais ainda sofre reflexos de atos praticados há séculos, inclusive em 1808.
A obra agradou tanto a crítica que deu ao autor o prêmio Jabuti, considerado o mais tradicional prêmio de literatura do Brasil. Além de receber também o prêmio de Melhor Ensaio, Crítica ou História Literária de 2008 da Academia Brasileira de Letras.
Rayan L. Barreto
|
 |
Na pior em Paris e Londres
"Achamos [o romance] muito interessante, mas lamento dizer que
não me parece possível do
ponto de vista do risco editorial.”;
T.S. Eliot pela Faber & Faber
George Orwell é um pseudônimo para Eric Blair, e foi criado especificamente para esta obra. Na Pior em Paris e Londres é essencialmente autobiográfico, Eric Blair era filho de um rico funcionário do departamento de ópio do império britânico, frequentou as melhores e escolas e aos 19 anos trabalhou para a polícia colonial britânica, mas logo saiu para a viagem em 1928 que daria origem não só a esta obra como também a diversos contos e dois romances.
Blair hospedou-se inicialmente em um hotel barato parisiense, neste período ele tentou ganhar dinheiro através da produção literária e não obteve qualquer sucesso, logo ele estaria trabalhando em restaurantes imundos, frequentando albergues e vivendo como mendigo nas ruas de Londres.
Este romance é muito mais do que um relato das aventuras de um jovem rico que decide viver à base da arte e experimentar o mundo dos oprimidos. Além da qualidade fantástica da narrativa capaz de unir crítica social, humor, jornalismo e ficção, é possível acompanhar a evolução das ideias socialistas do autor através da observação e vivência da pobreza extrema na Europa.
“Uma dieta de pão e margarina proporciona, em certa medida, seu próprio analgésico. E há outro sentimento que serve de grande consolo na pobreza. Acredito que todos que ficaram duros já o experimentaram. É um sentimento de alívio, quase de prazer, de você saber que está, por fim, genuinamente na pior. Tantas vezes você falou sobre entrar pelo cano - e, bem, aqui está o cano, você entrou nele e é capaz de aguentar. Isso elimina um bocado de ansiedade.”;
George Orwell
Ilis Nunes A. Cordeiro
|
Dicas de Filme
|
 |
Os Bons Companheiros (Goodfellas)
Goodfellas é um filme dos gêneros policial e drama dirigido por Martin Scorcese e lançado em 1990. Baseado no livro Wiseguy, de Nicholas Pileggi, o filme trata de fatos verídicos e é centrado na história de três gangstêres ao longo de três décadas.
O enredo do filme flui em torno da vida amorosa de Henry, e de complicações que surgem ora com a máfia de outra família, ora dentro do próprio grupo protagonista. As consequências que aparecem tecem o clímax da trama até o desfecho. Sendo o filme baseado em fatos reais, o encerramento se dá com um prólogo que explica a situação real dos personagens no fim da década de 80.
O filme foi indicado para seis Oscars, incluindo o de melhor filme e de melhor diretor, mas só obteve um, de JoePesci como melhor ator coadjuvante. O filme também ganhou cinco prêmios da BAFTA, e foi eleito o melhor filme do ano pelo New York Film Critics Circle, pelo Los Angeles Film Critics Association e pela National Society of Film Critics, além de ter recebido indicações e vencido outro prêmios de menor renome.
Goodfellas é muitas vezes considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, tanto no gênero de crime quanto em geral, e foi considerado "culturalmente significativo", tendo sido selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
Arthur Araujo
|
 |
O Discurso do Rei
O filme O Discurso do Rei se passa no século XX na Inglaterra, início da Segunda Guerra Mundial, e retrata a busca do duque de York, também chamado de Bertie, pela cura do grande trauma da disfemia (gagueira). Muitas foram as tentativas sem sucesso de tratamento até que sua esposa Elizabeth o leva para conhecer um profissional um tanto quanto diferente, o qual utiliza de métodos bem exóticos. Após um convívio conturbado, o fonoaudiólogo Lionel Logue além de ajudar o duque, torna-se um grande amigo. Depois que o pai de Bertie morre, o rei George V, seu filho mais velho David assume o trono, mas em seguida abdica e Bertie torna-se rei , tendo assim uma grande batalha pela frente: o discurso.
Uma superprodução cinematográfica dirigida por Tom Hopper e atuado por Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter. Indicado e premiado com Oscars de melhor filme, melhor roteiro original, melhor diretor e ator.
A época do filme foi “alcançada”: é facilmente visualizada na trilha sonora muito bem escolhida, na técnica de filmagem do diretor e nos cenários característicos da Inglaterra, por algumas vezes tem-se a sensação de quietude, no entanto a atuação do protagonista é plausível, merecida de Oscar. Ressalta-se a aparição da Abadia de Westminster e a presença da rainha Elizabeth quando criança, a qual se emocionou ao assistir o filme. Um drama que comove e nos incentiva a ter coragem para enfrentar nossos medos e obstáculos.
Larissa Diniz
|
|