Turma 05.2
O professor Saulo Oliveira Dornellas Luiz fez graduação, mestrado e doutorado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, em que ministra a disciplina Laboratório de Circuitos Lógicos, e atua na área de Controle e Automação.
Confira o que o Prof. Saulo tem a dizer sobre sua graduação:
Relato sobre a turma:
Grande parte da minha turma ingressou na UFCG no período 2001.1. Havia alunos de Campina Grande, João Pessoa, Piancó, Guarabira, Areia, Cubati e outras cidades. Nesse ano já havia as quatro ênfases do curso sob o currículo atual.
Descrição dos Colegas:
No início da graduação, a turma era dividida em duas subturmas em grande parte das disciplinas. Então inicialmente eu tinha mais contato com alguns colegas. Além disso, eu passava a maior parte do meu tempo livre na Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística, em que meu Pai José Luiz Neto é professor. Lá eu tinha um ambiente tranqüilo para estudar, o que foi muito importante no início da graduação. A partir do segundo e terceiro períodos, em que algumas atividades de disciplinas eram realizadas em equipe, começou uma amizade muito forte com os amigos Jayarama Sundar Santana, Moacy Pereira da Silva, Genildo de Moura Vasconcelos e Diogo Diniz Pereira da Silva e Silva. Daí em diante passamos a estudar sempre juntos, mesmo quando Diogo decidiu migrar para a Matemática. Também tive o prazer de conviver com os amigos Ádrian Lívio Vasconcelos Guedes, Allan Jones, Anna Paula Virgulino de Andrade Aguiar, Diego Marcio Oliveira Bezerra, Edmilson Almeida de Assis Segundo, Élida Fernada Xavier Júlio, Erik Farias da Silva, Georgina Karla Maciel de Freitas, Jerônimo Silva Rocha, Jonas Agápito Rodrigues de Medeiros e Oliveira, Nady Rocha, Natalino, Paulo Ixtânio Leite Ferreira, Rachel Nogueira de Souza, Rodrigo, e outros.
A situação atual do professor e colegas:
Hoje sou professor da UAEE/CEEI/UFCG. Todos os dias tenho o prazer de acompanhar o aprendizado e o amadurecimento dos meus alunos. Meu amigo Santana passou pela Cognizant (Índia), INdT (Recife - PE), Vijai (João Pessoa – PB) e hoje é engenheiro na Ford (Camaçari – BA). Meu amigo Moacy é aluno de doutorado da COPELE/UFCG. O amigo Genildo começou o mestrado comigo, mas, antes de terminar, decidiu trabalhar na Ford (Camaçari – BA), convidando posteriormente Santana. Recentemente Genildo terminou o mestrado. O amigo Diogo realizou a graduação em Matemática na UFCG e o mestrado e doutorado na UNICAMP e hoje é professor da UAME/CCT/UFCG.
Contribuição para a graduação:
Além da amizade, o estudo em grupo tem a grande vantagem de que os conhecimentos e habilidades dos colegas se combinam para um objetivo comum, que é o aprendizado e o sucesso nas disciplinas.
É importante que o aluno mantenha a mente aberta ao longo do curso em relação à escolha da sua ênfase, pois somente quando de fato cursamos disciplinas dos ciclos básico e profissional é que temos uma opinião melhor sobre qual ênfase escolher. As atividades de monitoria, bolsas de pesquisa e projetos de P&D também auxiliam nessa escolha.
Fotos da Placa:
As fotos da placa foram tomadas às margens do Açude Velho, numa pequena praça com as estátuas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
Por Larissa Diniz e Arthur Araújo