ACERVO HISTÓRICO



Turma 05.1




                

O professor Tarso Vilela Ferreira fez mestrado e doutorado na Universidade federal de Campina Grande - UFCG e atualmente é professor do Departamento de Engenharia Elétrica.

Nessa nova edição do nosso Acervo Histórico, o prof. Tarso faz um apanhado de sua graduação e da turma da qual fez parte. Confira:


 

Relato sobre a turma:

Minha turma ingressou em 99.2, na então UFPB. Devido a algumas desistências e reprovações, a coesão tão natural no ensino fundamental e médio logo se mostrou pouco viável na universidade. Durante o curso, a UFPB foi desmembrada e criou-se a UFCG. Como de costume, havia majoritariamente alunos de outras cidades e estados, fato que apenas comprova a polarização que a UFCG exerce regionalmente.


Descrição dos Colegas:

Conforme fui evoluindo no curso, tive o prazer de conhecer muita gente interessante e de fazer grandes amigos e parceiros de estudo. Como minha turma fragmentou-se, nem sempre conseguíamos montar o mesmo grupo, mas em geral nos esforçávamos para nos manter mais ou menos com as mesmas disciplinas. Os grupos de estudo que formávamos eram as células fundamentais de nosso aprendizado fora da universidade. Nestes grupos trocávamos experiências, servíamos de monitores uns aos outros e socializávamos listas de exercícios, etc. Nossa placa de formatura tem fotos individuais, o que sugere uma heterogeneidade da turma. Isto era verdade, dado que havia alunos de várias datas de ingresso diferentes, todavia não foi intencional. Apesar da heterogeneidade temporal, a turma tinha um notável senso de unidade, dada a grande quantidade de formandos envolvidos. A placa tem fotos individuais apenas para facilitar o reconhecimento dos formandos.  

 

A situação atual do professor e colegas:

Atualmente sou professor do DEE, bem como meus contemporâneos George Lira, George Acioli, Karcius Dantas e Euzeli dos Santos Junior. Apesar de nenhum deles ter ingressado no curso em 99.2, todos foram meus colegas de curso em uma ou mais disciplinas. Vários outros colegas são também professores (Isaac Freitas, Kleber Silva, Flávio da Costa, dentre outros), alguns atuam em empresas do setor elétrico, empresas de energia e exploração de petróleo, agências reguladoras, etc. Há ainda os que começaram seus próprios negócios, mas estes são uma heróica minoria.

 

Contribuição para a graduação:

Como conselho aos graduandos, uma palavra: perseverança. Não se amedrontem frente aos desafios dentro da UFCG, tampouco os desafios que encontrarão após formarem-se. Deu errado? Tente novamente, de forma diferente. Confiem nos conhecimentos adquiridos, tentem sempre aprender mais, respeitem o próximo e mantenham a humildade. Perseverança e acesso às informações corretas são, em muitos casos, mais importantes que a própria inteligência.

 Fotos:







Por Larissa Diniz e Arthur Araújo


    


Acervo histórico - Todas Edições