ACERVO HISTÓRICO


Turma 96.1

O professor Damásio Fernandes Júnior fez mestrado e doutorado na Universidade federal de Campina Grande (UFCG) e atualmente é professor do Departamento de Engenharia Elétrica das disciplinas Materiais Elétricos e Laboratório de Materiais Elétricos, atuando na área de sistemas elétricos de potência.

Relato sobre a turma:

A grande parte dos concluintes desta turma era formada por alunos que haviam ingressado nos períodos 92.1, que era o meu caso, e 91.2 do curso de Engenharia Elétrica da então Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atraídos pelo nível de excelência que a Engenharia Elétrica da UFPB sempre teve historicamente, a grande maioria dos colegas era de outras cidades e até mesmo de outros estados do Nordeste, como Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará e Piauí. Nesta época, só havia duas ênfases: Eletrônica e Eletrotécnica e a maioria dos concluintes optou por Eletrônica.

Breve descrição dos antigos colegas:

De uma forma geral, posso dizer que os colegas dessa turma eram de fácil relacionamento e gostavam de estudar. Ao longo do período de graduação, nós conseguimos fazer boas amizades e bons grupos de estudo. Naquela época, o acesso a internet era muito restrito sendo que a nossa fonte de pesquisa eram majoritariamente os livros e as apostilas passadas pelos professores. Nos grupos de estudo nós estabelecíamos a seguinte regra: cada pessoa estudava toda a matéria em casa, incluindo a resolução dos exercícios, e marcávamos um dia para nos reunir e discutir a matéria com o objetivo de cada um passar a sua experiência naquele assunto. Essa era uma forma de estudo que eu achava interessante porque nos motivava a ter capacidade de trabalho individual e também a saber nos relacionar em grupo.

A situação atual do professor e de seus colegas:

Atualmente, eu e o colega Edmar Gurjão somos professores do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG. Sei também que alguns colegas são professores universitários, como Geovany Borges na UnB, Antonio Augusto na UFPB e Leocarlos Bezerra na UFS. Teve ainda dois colegas que foram trabalhar nos Estados Unidos, mas a maioria trabalha como engenheiro eletricista em empresas ou montaram sua própria empresa.

Observações que venham a contribuir para a graduação:

Os alunos de graduação precisam compreender que o período que eles passam aqui na universidade é uma oportunidade para aprender e se qualificar. Nós temos um curso de graduação classificado com qualidade 5 estrelas (conceito máximo do Guia do Estudante) e um curso de pós-graduação avaliado como nível 6 (em uma escala de 1 a 7) pela CAPES. Ou seja, nós temos uma boa estrutura aqui na UFCG e os alunos precisam aproveitar esse potencial para crescerem profissionalmente. Mas lembrem-se, de nada adianta o crescimento profissional, se não existe o respeito ao ser humano em sua essência. Ninguém chega a lugar nenhum sem respeitar o próximo.

Comentário sobre a foto da placa:

Essa foto foi tirada nas proximidades da sede da ADUFPB. Nesta época a universidade era o Campus II da UFPB. Todos estavam com a camisa de concluintes do período 96.1. Esta camisa era exclusiva para os concluintes, mas nós idealizamos outras camisas para os alunos de graduação a fim de levantar recursos para a festa de formatura. As nossas reuniões de formatura tinham poucas divergências porque a turma era muito unida. De uma forma geral, posso dizer que esta foi uma turma memorável.

 

                  



                                                                                                                                     Por Larissa Diniz e Arthur Araújo     


Acervo histórico - Todas Edições