Turma 92.2
O professor Alexandre Cunha Oliveira fez mestrado e doutorado
na Universidade federal de Campina Grande - UFCG e atualmente é professor do
Departamento de Engenharia Elétrica das disciplinas de Circuitos Elétricos I e Lab.
Arquitetura de Sistemas Digitais.
Inaugurando essa nova seção do jornal, o prof. Alexandre se disponibilzou a dissertar sobre a sua turma e o curso de Engenharia Elétrica na época de sua graduação. Confira o relato:
Relato sobre
a turma:
Praticamente todos os concluintes dessa turma ingressaram no
mesmo período no curso de Eng. Elétrica e cursaram as disciplinas juntos. Ao
longo do curso, alguns dos colegas que iniciaram o curso, mudaram de curso, mas
acredito que pelo menos 70% dos 40 que ingressaram no primeiro semestre de 1988
concluíram o curso juntos em 1993. A turma era formada por colegas dos estados
do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia. Certa vez, fizemos uma
enquete para verificar quantos alunos eram de Campina Grande e constatamos que
dos 40 que ingressaram no primeiro semestre de 1988, apenas 5 ou 6 eram de
Campina. Essa cara de Legião Estrangeira sempre foi uma das características do
Curso de Eng. Elétrica.
Descrição
dos Colegas:
Falar de cada colega necessitaria de várias linhas de texto e
provavelmente eu não lembraria das características de cada um, assim, prefiro
fazer uma descrição geral. Havia um comprometimento de todos com relação ao
curso, havia inclusive uma certa disputa, velada, pelo melhor CRE, no entanto,
isso nunca gerou qualquer atitude egoísta no sentido de não ajudar um colega
que estivesse com dificuldade em alguma disciplina. O sentimento prevalecente
era de ajuda mútua. Isso forjou uma união grande entre todos os alunos do
primeiro período de 1988.
Situação
atual:
Hoje sou professor do curso de Eng. Elétrica da UFCG e sei
que os colegas Jeferson Rolin e Fábio Diniz também são professores. Os demais
colegas trabalham como engenheiros ou tem negócios próprios. O contato com os
antigos colegas de curso é pequeno.
Contribuição
para a graduação:
Uma interação entre os professores da graduação, objetivando
discutir conteúdos de suas disciplinas e relação desses conteúdos com os das
outras disciplinas da grade, me parece ser uma ação que pode colaborar para
criar uma percepção, por parte dos alunos, da correlação do que se esta sendo
apresentado com o todo do curso. Creio que muitos alunos têm dificuldade de
criar essa relação entre os conteúdos e isso prejudica na sua formação.
Foto:
A foto foi tirada no bambuzal atrás
do bloco do departamento de Eng. Elétrica. Com exceção de poucos, todos estavam
vestindo a camisa de trabalho nas festas “Noite Elétrica” que realizamos no fim do
curso para levantar recursos para a formatura. O logotipo na placa foi criado
por uma amiga de todos que fazia “Desenho Industrial”. Esse logotipo foi criado
para divulgação das festas e foi tão bem sucedido que o mantivemos em todo
material de formatura, inclusive na placa, pois passou a ser uma identidade da
turma. Sabemos que o mesmo foi usado por outras turmas de Eng. Elétrica, pelo
sucesso que obtivemos com esse ____ _______________________________________ logotipo.
Por Larissa Diniz e Arthur Araújo